Esse ano com o home office e um quase casamento com meu notebook, fui alertada sobre essa homenagem ao Silêncio. Confesso que desconhecia!
Essa homenagem me chamou atenção e lembrou-me de uma frase que ouvi:
“O silêncio é sábio!”
Fui pesquisar sobre o assunto e não há consenso sobre a origem do Dia do Silêncio.
Alguns defendem que foi uma homenagem para os deficientes auditivos, outros supõem que tenha surgido popularmente a partir da inspiração provocada pelas práticas milenares da meditação.
E, temos ainda, o fato de que a data fora instituída pela OMS – Organização Mundial da Saúde com o objetivo de conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca e seus efeitos na qualidade de vida das pessoas.
Dia Mundial do Silêncio chama atenção para os danos causados pelo excesso de ruídos | Santarém e Região | G1 - https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/dia-mundial-do-silencio-chama-atencao-para-os-danos-causados-pelo-excesso-de-ruidos.ghtml
No dia 7 de maio é celebrado O Dia do Silêncio.
Não priorizando nenhum entendimento por seu próprio grau de importância na interpretação dessa homenagem, a meu ver, o principal objetivo desta data neste ano, é entendermos o silêncio.
Está sendo um ano difícil para a grande maioria de nós. Certamente, neste ano, nos pegamos sozinhos, pensando e em silêncio.
Pensamentos diversos frente a uma nova realidade que nos foi imposta, sem dó, nem piedade.
Confesso que para mim não foi e não está sendo fácil absorver tantas mudanças em tão pouco tempo e o lado emocional, sem dúvidas, é o mais afetado.
E é aqui que a frase se encaixa.
“O silêncio é sábio!”
Instituir essa condição em nossas vidas pode trazer ganhos excepcionais.
William James, filósofo norte americano e um dos fundadores da psicologia moderna, definiu a essência do silêncio na seguinte frase:
“O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra”.
Vamos nos apropriar desse silêncio! Não importa a sua motivação, simplesmente se aproprie!
Desligue o som, a música e a TV. Fuja dos barulhos e das buzinas. Fuja dos confrontos diários e das discussões. Pense somente em se desligar, buscar aquilo que é tão difícil conseguir no cotidiano: alguns minutos de total silêncio.
Eleja um lugar em que possa permanecer por um pequeno período, se possível, em um ambiente longe dos constantes ruídos que você está acostumado a ouvir diariamente e irá descobrir um mundo novo, uma paz interior deliciosamente prazerosa.
É difícil, eu sei, só que vale a pena!
O silêncio também cumpre um papel solene e genuíno quando o deixamos prevalecer sobre nossa ira, soberba ou orgulho.
É aquela máxima do contar até 10 antes de falar.
Nesse último ano, aprendi e reaprendi a priorizar o silêncio nos momentos oportunos e evitar perdas muitas caras.
É difícil, eu sei, só que vale a pena!
Temos ainda, no silêncio, o ensinamento do saber ouvir.
Aqui é nível três de dificuldade.
Como é difícil ouvir o outro, mas ouvir de verdade, de coração e mente abertos.
Somos consumidos ou abduzidos pelas inúmeras tarefas diárias. Somos atropelados pelas informações. O dia vira noite. Os setores da sua vida se misturam e se entrelaçam de uma forma que você não consegue controlar.
É, sem dúvidas, a correria do dia supervalorizou o custo do tempo e o ouvir fica cada vez mais escasso.
Temos que reaprender a aprender a ouvir!
Vejam que até o uso das máscaras nos levam ao caminho de falar menos e ouvir com atenção, à medida que falar usando máscaras é dificultoso e ouvir através das máscaras nos força deliberadamente a prestar mais atenção, vocês concordam?
Ouvir...
É bem difícil, eu sei, só que vale a pena!
E, por fim, tem o silêncio autorreflexivo, aquele em que precisamos desligar nossos pensamentos, desativar nosso racional para nos ouvir.
Nossa! Quantas facetas tem essa palavrinha silêncio e quanta sabedoria reflete.
Acredite! O silêncio é uma arma contra o stress e é essencial para recuperar nossas energias.
Na minha pesquisa sobre essa homenagem tão peculiar e esquecida, encontrei algumas frases que gostaria de partilhar com vocês:
“O silêncio de um olhar vale mais do que mil palavras.”
“O silêncio responde até mesmo o que não foi perguntado.”
“Ficaram centenas de palavras nunca ditas, mas talvez, fosse melhor assim. A gente acaba dizendo muito mais quando se cala.”
“As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.”
“Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio nesse mundo.”
“Existe no silêncio, uma tão profunda sabedoria que às vezes ele se transforma na perfeita resposta.”
Aproveitem o Dia do Silêncio para falarem com vocês mesmos por uns minutos, para calarem-se em um momento que a fala só vai trazer dor a quem ama. Ou quem sabe, aproveitem esse dia para o descanso, o desligamento total, ou para ouvirem genuinamente um amigo que precisa de vocês!
Até a próxima!!! Se cuidem!!!
Felicidades!
Mírcia Ramos
Texto revisado por Ana Elisa Carvalho de Aguiar – Professora de Língua Portuguesa
Produção Virtual: Hannah Sloboda
Comments