Um dia muito especial!

Atualizado: Out 5

Já diziam os estudiosos que ter uma cultura com foco no cliente é essencial para que os negócios prosperem atualmente. Afinal, se você não olha e cuida dele, certamente, outra empresa o fará.

Acreditando nisso e na importância do cliente para nossa empresa é que dedico o post de hoje para você – nosso cliente!

No entanto, para entendermos melhor os contextos da palavra cliente, segue uma curiosidade.


Curiosidade – Cliente ou Consumidor?


Você sabia que, embora usadas como sinônimos, as palavras “cliente” e “consumidor” não significam a mesma coisa?


Em síntese, o consumidor é aquele que compra sem criar nenhum tipo de vínculo com a empresa. Sua decisão é baseada no menor preço encontrado ou em uma avaliação superficial e breve sobre a confiabilidade da loja.


Agora, o cliente é aquele que ao pensar em comprar, pensa em você, na sua empresa, baseado em suas experiências de compras anteriores ou em indicações de sua confiança.

É bem simples, você não acha?


O cliente possui uma relação de confiança e lealdade com uma marca. Enquanto, o consumidor tem foco no produto ou serviço final, sem fidelização com a empresa escolhida.


Inclusive, o conceito de consumidor é previsto por lei. De acordo com o artigo 2º da Lei nº 8.078/1990, o consumidor “é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”.


Oportunamente, as duas datas celebram algo importante!


Enquanto a data de hoje, Dia do Cliente, tem foco em você, a outra data comemora os seus direitos, defendidos pelo Código de Defesa do Consumidor.


E aí vai uma dica importante:


” Todo consumidor tem potencial para se tornar um cliente!”


A origem


Dando continuidade à minha curiosidade sobre o tema, vamos dar aquela espiadinha na sua origem. Como surgiu a ideia de se homenagear os clientes?


Segundo pesquisas a data foi criada pelo empresário João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. Comemorado em setembro, o Dia do Cliente surgiu no Rio Grande do Sul, em 2003.

O jovem idealizou o Dia do Cliente com o objetivo de referenciar essa pessoa tão importante em qualquer negócio. O dia foi concebido para ser um dia de homenagem e de agradecimento, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade e fazendo valer a importância dos clientes para as empresas.


Mais do que oferecer benefícios e boas condições de compra, a data é focada na valorização do cliente – que é o centro de toda relação de consumo!


E como é bom ser cliente, não é mesmo?

Mas, melhor ainda, é ser bem atendido e se tornar fã da empresa.

Essa é a expectativa do cliente do século XXI.


Não há mais espaço para o tratamento generalizado das empresas. Precisamos de mais!


Precisamos de mais atenção, de mais respeito, de mais interesse, de mais lealdade, de mais celeridade!

Isso me faz lembrar de um termo que entrou em alta nos últimos tempos - customer experience –, mas que está longe de ser efetivo em toda sua abrangência. O termo significa que devemos sempre buscar promover uma experiência incrível durante toda a jornada do cliente.


Esse deveria ser um compromisso tácito na relação comercial, afinal...


A fórmula é simples, sem cliente não há venda

e sem venda não há empresa!


E, seguindo no firme propósito de fazer desse blog um meio de comunicação com os nossos clientes, ouso afirmar que, no contexto do tema e aliado ao novo conceito de cliente – do século XXI -, em minha opinião, ouvir é o que ganha maior escala.


Por quê?


Porque saber ouvir o cliente é primordial para entender e atender suas necessidades da melhor forma possível e, assim, desenvolver um relacionamento de longo prazo com ele.



Ouvir o cliente do século XXI


O cliente do Século XXI ganha força e poder, uma nobre conquista para a sociedade.

Ele é mais ativo, está em busca de informações e experiências, tem mais atitude, participa na formação de opinião, na indicação e no feedback de novos clientes e, por consequência, na consolidação da marca e da empresa.


Além disso, está protegido e amparado por uma farta legislação e possui acesso ilimitado à busca de informação.


São todos esses direitos, acessos e conhecimentos que celebramos no dia de hoje!

Um brinde às suas conquistas, Clientes!


Parabéns!


É certo que fornecer ótimas experiências ao cliente não está pautado, exclusivamente, na garantia de resultado da empresa. Visa, acima de tudo, criar e cultivar um relacionamento duradouro e frutífero com o cliente.

E uma etapa essencial para isso é agradecer e ouvir!

Então, caros leitores, aproveitando o dia de hoje, além das promoções e descontos ofertados no Mercado, que são muito bons, é claro, temos a chance de retratar toda nossa gratidão e ratificar que nossa atenção é sua.


Preparado(a)? Essa é para você!


Gostaríamos de agradecer imensamente por sua decisão de adquirir nossas soluções para o seu negócio.

Ficamos encantados em firmar essa parceria de sucesso!

Obrigada pela confiança e oportunidade!

Desejamos um Feliz Dia do Cliente blindado com toda nossa gratidão!!!


Para finalizar o post de hoje, te convido a contar uma experiência boa que tenha vivido como cliente. Tenho certeza de que a empresa ficará feliz em receber seu feedback.

Eu também ficarei feliz em ouvir você!

Até a próxima!!! Se cuidem!!!

Felicidades!

Mírcia Ramos

Texto revisado por Ana Elisa Carvalho de Aguiar – Professora de Língua Portuguesa

Produção Virtual: Hannah Sloboda












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