É um avião, é um pássaro? Não! É o Super-Man!
Hoje meu blog é para homenagear os Homens!
Posso começar confessando a vocês que sou uma mulher de sorte. Em minha vida fui cercada por homens íntegros, amigos, fortes e protetores.
Não me lembro de nenhuma imagem negativa. Dos professores aos mestres, dos meus avôs até meus filhos, dos amigos e colegas, dos chefes aos empregados, tive ótimos exemplos, maravilhosos orientadores e grandes parceiros.
E, sim, em vários momentos na vida vocês se transformam em nossos super-heróis!
Por isso, pautada em toda a minha gratidão ao sexo masculino é que faço esse apelo.
Lembro que certa vez minha mãe me disse:
“Filha, o que seria dos homens se não existissem as mulheres?” (rs).
Claro que foi uma “retórica” sobre algum assunto qualquer que não me lembro mais, no entanto, ao assistir a Live da Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde sobre – A importância do olhar para saúde do homem – essa lembrança reacendeu em minha memória.
Nessa live, comenta-se exatamente isso, ou seja, que grande parte do universo masculino vai ao médico, porque suas mulheres assim exigem, inclusive, marcando consultas e acompanhando seus parceiros para ter certeza de que foram atendidos (rs).
Vocês até podem ser super-heróis, mas precisam se cuidar!
Assistindo a live me dei conta de que faço parte desse grupo de protetoras!
Eu cuido do meu marido!
Resumidamente, a live aborda alguns pontos interessantes que divido com vocês, principalmente para os homens.
A saúde do homem é o estudo de condições ou doenças, fatores de risco e tratamentos que são específicos para homens em sua vida, dentro do contexto de bem-estar físico, mental, emocional, social e espiritual.
Mundialmente é comprovado que a saúde do homem é pior do que a das mulheres, com expectativa de vida de 06 anos a menos do que o sexo feminino, conforme estudos.
Alguns fatores biológicos, ambientais e comportamentais explicam a discrepância de saúde entre os sexos:
- Hipertensão;
- Obesidade;
- Álcool;
- Fumo;
- Atividades ocupacionais;
- Doenças cardíacas;
- Doenças pulmonares crônicas;
- Menor controle médico;
Segundo pesquisas, o homem acessa o sistema de saúde por meio da atenção especializada, já com problema de saúde instalado e evoluindo de maneira insatisfatória.
Consequências:
Agravo da morbidade;
Maior sofrimento;
Menor possibilidade de resolução;
Maior ônus para o sistema de saúde;
Instituída em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) tem como objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira.
A normativa é dividida em eixos prioritários, que englobam o acesso e o acolhimento, o planejamento familiar, o incentivo ao acompanhamento da paternidade desde a gestação, a prevenção de violências e acidentes e o cuidado em relação às doenças prevalentes na população masculina.
Então vai aqui meu apelo:
Homens, se cuidem para que possam continuar sendo nossos super-heróis!
Até a próxima!!! Se cuidem!!!
Felicidades!
Mírcia Ramos
Texto revisado por Ana Elisa Carvalho de Aguiar – Professora de Língua Portuguesa
Produção Virtual: Hannah Sloboda
Que texto maravilhoso!
Concordo com tudo. Eu também tive a sorte de sempre ser cercada de homens maravilhosos que me ensinaram muito! E viva esses nossos super heróis