O cuidado da saúde em todas as fases da vida

Quem nunca ouviu aquela frase: “a única certeza que temos na vida é a morte.” Bem, essa é uma daquelas poucas verdades absolutas que conheço, contudo, não podemos esquecer que há uma série de etapas entre o nascer e o morrer.

O assunto do blog de hoje são as fases da vida!

Em qual fase você se encaixa agora?

Independente da fase, creio que você concorde comigo quando penso que o ser humano é uma caixinha de surpresas, como a caixa de pandora, não é verdade?

E dentro dessa caixinha temos de tudo: mudanças e lembranças, aprendizados e crescimentos, acontecimentos fabulosos e alarmantes. É a nossa jornada: passado, presente e futuro!



Então, se pensarmos nas fases da vida podemos crer que cada uma delas são demarcadas por episódios mutantes de características físicas, sociais e psicológicas que afetam, contribuem e, quiçá, possuem até uma certa responsabilidade na hora em que escolhemos os caminhos percorridos. O mais interessante é que conhecemos essa “corresponsabilidade” como: maturidade.


E, fazendo jus a essa maturidade te convido a olhar para a sua saúde e para sua qualidade de vida nesse exato momento e se perguntar: quero envelhecer assim? Estou disposto ou disposta a pagar o preço por essa opção?

Mais do que uma sucessão de acontecimentos, nossa vida é feita de escolhas; escolhas que implicam em consequências para nosso futuro e, certamente, se preocupar com a qualidade de vida e o cuidado com a saúde impacta qualquer fase em que estejamos vivendo.


Vejam que quando falamos em cuidados com a saúde, muitos se preocupam com os mais idosos, que possivelmente precisam de uma atenção maior para tratar e prevenir doenças. Mas, acreditem, essa não é uma verdade absoluta! Após alguns estudos, compilei alguns chamamentos de atenção que podem fazer a diferença em seu futuro, independentemente da atual fase da sua vida.

Vem comigo!

Na gestação

Os cuidados para formação de um bebê saudável devem começar ainda quando planejamos ter um filho e ao longo de toda gestação. É sabido que os primeiros meses costumam ser os mais críticos, pois o corpo da mulher muda para o desenvolvimento dessa nova vida e, com isso, há uma queda na produção de alguns hormônios, aumento de outros e, toda essa mudança gera uma série de sentidos e sentimentos que mexem com a mulher.

Por todo esse novo e estranho movimento que brota em nosso corpo é de suma importância tomar os devidos cuidados para que a gravidez ocorra da melhor forma possível, tanto para o bebê, como para mamãe.


Seguem alguns cuidados básicos e importantes para cuidar de você nessa fase tão importante da sua vida:

  • Realização dos exames pré-natais;

  • Suspensão no uso de alguns medicamentos com o devido acompanhamento médico;

  • Fazer exercícios físicos, mas evitar os de alto impacto;

  • Melhorar a alimentação para ingestão de nutrientes importantes, como ácido fólico e vitaminas do complexo B;

  • Noites bem dormidas e alguns “descansinhos” durante o dia;

  • Monitoramento da pressão arterial.


Na infância

O bebê chegou e ele cresce rápido!

De repente temos uma criança correndo pela sala.

À medida que crescem, as crianças vão ficando mais independentes e demandam menos atenção do que os bebês. Mas surgem outras necessidades e são muitas, certo?

O cuidado, o afeto, o brincar, a higiene, a alimentação saudável, as vacinas e outras necessidades que objetivam ajudar na construção da personalidade da criança são essenciais para sua apropriação como ser e sua formação íntegra.


É hora de educar, impor limites, conversar, orientar, afinal são seres em desenvolvimento e necessitam de cuidados que incluem aspectos físicos, psicológicos e os relativos ao desenvolvimento da linguagem escrita e oral, de hábitos sadios e de atitudes responsáveis.


A fase da infância inicia no nascimento e perdura até aos 11 anos. É um período de muita aprendizagem, de descobertas e o cuidado com a saúde é essencial, pois é o primeiro degrau para uma adolescência saudável!


Na adolescência

Em um piscar de olhos, eis que aquele bebezinho completa 12 anos e entra na fase da adolescência. Aqui os desafios são outros, pois quando chegam à adolescência, surgem muitas preocupações ligadas à aparência, como cabelo, corpo e pele. Além disso, é necessário dar atenção a temas ligados à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.


Na adolescência crescem, também, o entrosamento social e as diversas tarefas acadêmicas, logo a atenção com todos os aspectos emocionais decorrentes dessas relações precisa ser redobrada. É essencial ficar atento à saúde mental desses jovens, para que saibam equilibrar seus sentimentos e pensamentos e cresçam de forma responsável, principalmente neste momento de acessos ilimitados e uma enxurrada de informações díspares que sondam a cabeça dos jovens.



Na fase adulta

E o tempo não para. Chegamos à fase adulta, que segundo estudos se inicia aos 21 anos e, após finalizar a formação escolar fundamental, agora adultos, o foco é o trabalho e a formação. Tudo isso afeta a nossa saúde física e mental.

As inúmeras transformações, indecisões e escolhas no início dessa fase podem conceber quadros de ansiedade, estafa e estresse. Por isso, é importante saber cuidar da nossa saúde em sua totalidade.


As escolhas e os hábitos no cuidado com a saúde nessa fase determinam em grande parte a qualidade de vida que teremos na melhor idade.


Na melhor idade

Quando ficamos mais velhos, habitualmente, tendemos a diminuir o ritmo com atividades profissionais, sobretudo após a aposentadoria.

Mas é imprescindível deixar a mente e o corpo bem ativos, o que contribui para o bem-estar emocional e bons relacionamentos. Além disso, cuidados extras com a segurança do lar vão evitar internações desnecessárias decorrentes de quedas, por exemplo.


O fato sine qua non é que independentemente da fase da vida que se encontre, existem cuidados essenciais para manter a saúde em dia, tais como:

  • Prática de exercícios físicos;

  • Alimentação equilibrada;

  • Boa convivência com a família e amigos;

Bem, não devemos esquecer que a vida é feita de várias fases e que estamos em um constante movimentar. A cada dia, a cada ano, vivemos um eterno adeus ao que passou e ficamos na expectativa do que está por vir!

Por isso, não esqueçam da importância de cuidar da saúde em qualquer fase, afinal as etapas do desenvolvimento humano são uma série de mudanças biológicas, físicas, psicológicas, emocionais e sociais pelas quais todas as pessoas passam ao longo de sua trajetória de vida!

Tomar os cuidados com sua saúde e sua qualidade de vida, certamente trará bons frutos. Não caia na armadilha de se sentir eterno crendo que nada irá acontecer. Lembre-se da verdade absoluta que iniciamos esse blog, portanto...


Viva com saúde e seja feliz!



Até a próxima!!! Se cuidem!!!

Felicidades!

Mírcia Ramos

Texto revisado por Ana Elisa Carvalho de Aguiar – Professora de Língua Portuguesa

Produção Virtual: Hannah Sloboda



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo