Dia de Iemanjá

02 de fevereiro de 2022


Eu sei que o Ano Novo já passou e ao ver essa foto você pode pensar que o assunto está meio atrasado, não é verdade?


Mas, é aí que você se engana (rs)!

Aproveito o dia de hoje, 02 de fevereiro, Dia de Iemanjá para te perguntar.


Você sabia que a fé faz bem à saúde?


E é aqui que faço o link do Ano Novo, Iemanjá e Saúde!

Ficou curioso (a), vem comigo!

É comum que no período que antecede a virada do Ano Novo façamos votos para renovar as energias, sejam elas pulando sete ondas no mar, jogando oferendas à Iemanjá, comendo lentilhas ou vestindo roupas brancas, a fim de emanar o sentimento de pureza no coração, de paz e de esperança.

Aqui, no Rio, então, tem gente que não abdica em passar o dia 1º. de janeiro na praia. Sentir aquela sensação de energia quando coloca os pés na areia, de olhar para cima e receber a força do sol ou se jogar em um banho de mar para limpar o que não foi legal. Tudo isso, na crença de que será um ano melhor e genuinamente novo.



E vejam que, mesmo que o Dia de Iemanjá seja hoje, muitas pessoas têm o costume de entregar-lhe oferendas no Ano-Novo. Essas homenagens onde as pessoas colocam flores, velas, cocadas brancas e perfumes em pequenas embarcações à beira-mar traduzem a essência da fé.


https://twitter.com/Metropoles/status/1477113976580624384?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1477113976580624384%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.metropoles.com%2Fbrasil%2F2022-chegou-confira-como-foi-o-reveillon-pelas-capitais-do-pais


E é nessa fé, nesse sentimento legítimo e caloroso, não em relação à crença religiosa, mas em relação a sua concretude é que os estudos demonstram que a fé faz bem para saúde.

Estudos sobre essa ótica são realizados desde os anos 80 no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a fé influencia na saúde física, mental e biológica. A crença pode, por exemplo, reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes, acidente vascular cerebral e infartos.


Segundo estudos realizados na Europa, religiões apontam algo crucial para o ser humano: espírito de comunidade. Os fiéis, normalmente não estão sozinhos, estão cercados de outros que possuem a mesma fé, o que ajuda a superar a depressão e os problemas da vida.


“O papel do Envolvimento Religioso ou Espiritual na construção de uma saúde mais integral é muito importante. Toda vez que abordamos os benefícios de uma prática religiosa ou espiritual sobre a promoção de saúde, tanto a nível de prevenção ou tratamento de moléstias físicas ou de fundo emocional, encontramos respostas e resultados mais robustos e consistentes quando nos referimos à Religiosidade Intrínseca.”

Carlos Eduardo Durgante

Independente do credo, seja ele evangélico, católico, budista, espírita ou outro, o envolvimento espiritual ou religioso é capaz de promover saúde, tanto física quanto mental. Diversos estudos científicos têm revelado que as pessoas em geral, e os idosos em especial, mais espiritualizados ou com um envolvimento religioso mais intenso, denotam mais saúde global e melhor qualidade de vida. Baseado nisso é possível afirmar que, realmente, a “Fé faz bem à saúde”.


O psicólogo Laerson Cândido de Oliveira ressalta o valor do amor, da oração, da positividade e da fé no futuro. "Costumamos ter muita solidariedade em relação a quem está distante de nós, a quem não conhecemos, mas somos incapazes de perdoar as menores faltas cometidas por pessoas do nosso convívio", diz ele, que dirige o Instituto Espírita Cidadão do Mundo (IECIM), em São Paulo.


https://www.bbc.com/portuguese/geral-56655826

Então, que possamos pegar carona na emanação da fé pela celebração do dia de hoje para lembrar que a religião é um sentimento inato da existência de algo maior (em respeito a todas as religiões) e munidos desse sentimento, possamos sentir, cada vez mais FÉ e assim ficar, cada vez mais, saudáveis!

Não esqueçam....

A fé faz bem à saúde!

Até a próxima!!! Se cuidem!!!

Felicidades!

Mírcia Ramos

Texto revisado por Ana Elisa Carvalho de Aguiar – Professora de Língua Portuguesa

Produção Virtual: Hannah Sloboda




17 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gratidão