Dia Pan-Americano de Saúde 2021
Era um dia comum. Talvez, um pouco melancólico pelo cinzento do céu e pelo meu estado de espírito, a chuva batia na janela e as gotas de água escorriam pelas vidraças. Naquele momento e, por uma fração de segundos, àquela cena retratava um cenário tão conhecido por mim.
Para cada gota, uma vida.
Algumas corriam e escorriam com facilidade e outras iam parando, seguindo seu trajeto devagar e com stops quase sincronizados.
Umas corriam em linha reta, enquanto outras pareciam dançar uma sintonia desconhecida e escorregavam fazendo piruetas, curvas e, às vezes, andavam para trás. Algumas se envolviam e formavam um único corpo, ganhando robustez e força. Enquanto outras, simplesmente secavam.
Nesse contexto, o que mais me chamara a atenção, era a correria desenfreada das gotas escorrendo pelas vidraças, desejando chegar ao final da janela.
E o que será o final da janela?
Nessa busca insana para contribuir de alguma forma para o Mercado de Saúde Suplementar, assumindo a minha posição como protagonista desse setor, te convido a ler esse blog e a seguir as 05 rotinas para uma vida mais saudável e, assim, chegar ao final da sua janela com saúde e qualidade de vida, seja qual for ela!
Quando abordamos o conceito saúde, em seu sentido macro, temos uma vastidão de tópicos importantes para tratar.
Poderia escrever sobre o assunto e não esgotaria o tema, no entanto, minha sugestão é ser mais comedida, é te convidar a dar o ponta pé inicial, sempre respaldada por fatos históricos, pesquisas sérias e uma enorme paixão pelo segmento.
Falando em fatos históricos, você sabe que dia é hoje?
Hoje, dia 02/12/2021, é o Dia Pan-americano da Saúde. E, para que serve essa data?
A data de hoje tem o objetivo de mobilizar o continente em torno de campanhas de educação e prevenção, buscando qualidade de vida e bem-estar para os indivíduos. Essas campanhas educacionais têm como foco a conscientização da população sobre os principais cuidados necessários para prevenir doenças que são típicas da região, como foi o caso da erradicação da poliomielite (a paralisia infantil).
Entender o contexto histórico nos conduz à certeza de que precisamos cuidar da nossa saúde e que precisamos olhar a saúde da nossa região como um todo, exigindo atuação do governo em serviços públicos de saneamento, vacinação, atenção à saúde da população, dentre outros.
Então, dentro do calendário temos mais uma data para nos fazer lembrar da importância dos cuidados com a qualidade de vida e saúde. É um chamado para enxergamos a magnitude do nosso corpo e como devemos aprender a cuidar dele com carinho, afinal nunca é tarde!
Eu não sei quanto a vocês, mas eu fico impressionada com a enxurrada de campanhas, homenagens e alertas sobre a importância da prevenção e o que vemos na vida real?
Vemos informações serem emolduras e esquecidas como se fossem quadros velhos!
Não!
Não é possível que não vejamos que estamos trilhando um caminho sem volta.
E, é por isso, que sempre trago à baila em meus blogs, assuntos correlacionados a saúde, ao bem-estar, a altivez, afinal como diz o dito popular:
“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!”
Vamos juntos até o final do blog, onde coloco 05 passos fáceis e importantes, que você precisa fazer por você. O autocuidado é o primeiro passo!
Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é tão importante que é o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU) e, você, faz parte e é responsável pelo atingimento desse objetivo.
Conheça cinco rotinas de autocuidado para uma vida mais saudável, com qualidade e bem-estar:
1 – Praticar o autocuidado
Ei, você existe no mundo! Pare de se negligenciar. Quando foi a última vez que você se colocou em primeiro lugar? Escolha algo que goste de verdade, como ouvir uma música, ler um livro, assistir uma série, fazer exercícios e insira na sua rotina. Não é fácil, eu sei, mas é importante. Permitir-se poucos minutos para fazer algo que te dá prazer é uma forma de viver o seu dia com mais felicidade e serenidade.
2 – Ficar em “off”
Acordar, arrumar as crianças, fazer o café, ir para o trabalho, fazer reuniões, visitar os pais, estudar, ir à academia, cuidar da casa, da família! Ufa! O tempo ficou curto. Somos envoltos em uma frequência frenética que esquecemos o hoje, o agora. Vivemos relembrando o passado ou planejando o futuro e o presente vai escorrendo pelas vidraças da janela. Pare! Stop! Pise no freio! Concentre-se no aqui e agora. Não é muito fácil entrar em “off”, mas é possível. Preste atenção no seu dia e sinta o seu poder.
3 – Se alimentar com mais calma
Você pode não acreditar, mas essa correria que assola nossos dias se faz presente até nos pequenos gestos, por mais sutis e automáticos que possam ser. Quando nos alimentamos, por exemplo, ou não respeitamos os horários necessários ou mastigamos com pressa e distração. Os dois fatores prejudicam sobremaneira a saúde como um todo, seja pela falta de absorção dos nutrientes ou por uma hipoglicemia pela ausência de alimentos. A correria afeta, inclusive, as escolhas alimentares que fazemos, por isso, é imperioso pensar nas refeições com mais paciência e tranquilidade. Não se permitir a ficar nessa roda viva todos os dias do ano. A dica é, de forma consciente e segura, optar por prestar atenção ao cheiro, temperatura e textura da comida, sem julgamentos e sem pressa.
4- Cultivar bons pensamentos
Quem nunca ouviu falar em pensamento positivo?
E quem foi que disse que era fácil pensar positivamente?
Confesso que não é uma tarefa simples falar em bons pensamentos e sentimentos, não é mesmo?
Até porque na prática, o que percebemos é uma tendência dos seres humanos aos pensamentos negativos, e essa escolha não faz bem à saúde, baixa a nossa frequência e a nossa energia.
Por isso, vencer essa tendência e assumir a mentalização positiva é uma forma de combater o cansaço, a exaustão e, consequentemente, garantir mais qualidade ao seu dia.
Essa consciência de pensar positivo é uma mudança, incialmente, racionalizada, ou seja, sempre que se sentir confrontado por uma emoção negativa, ligue o alerta. Pare, respire fundo, se concentre por alguns instantes e mude a sua perspectiva para o que está dando certo em sua vida, tirando o foco dos pensamentos pessimistas.
5 – Nutrir relacionamentos
Estar ao lado de quem se ama é uma forma de nutrir nossa alma. Abra espaço para esses momentos. Os relacionamentos beneficiam tanto a nossa saúde física como a saúde emocional.
Após análise de vários estudos e reportagens, além de vivenciar faticamente esse setor, resta claro que a prevenção da saúde é o caminho mais assertivo para tornar esse segmento sustentável. E, esse caminho, precisa ser trilhado por todos, uma vez que, a promoção da saúde depende, também, de comportamentos individuais.
O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter permanentemente.
Até a próxima!!! Se cuidem!!!
Felicidades!
Mírcia Ramos
Texto revisado por Ana Elisa Carvalho de Aguiar – Professora de Língua Portuguesa
Produção Virtual: Hannah Sloboda
Comments